top of page

Futebol feminino alcança marco histórico

Atualizado: 19 de jan. de 2024

Aumento de 193% em transferências e maior visibilidade destacam o avanço do desporto feminino.


ree

Seleção Feminina de Futebol de Portugal. Fotografia: Federação Portuguesa de Futebol


A seleção feminina de futebol de Portugal, carinhosamente apelidada por “As Navegadoras”, têm estado no epicentro de um fenómeno desportivo que está a captar a atenção do mundo. Entre julho e agosto de 2023, Portugal participou pela primeira vez no Mundial de Futebol Feminino, um marco alcançado através de uma qualificação heróica e uma performance inesquecível na competição.


A jornada histórica de Portugal no Mundial, embora tenha terminado mais cedo do que as jogadoras e fãs esperavam, revelou-se apenas a ponta do iceberg de uma revolução no futebol feminino que está a acontecer no país. O crescimento espantoso de 193% nas transferências das jogadoras, revelado pela Fifa, é uma prova tangível da ascensão deste desporto. O número de espectadores em estádios e os números registados pela cobertura televisiva têm atingido patamares sem precedentes, evidenciando uma mudança profunda na perceção do desporto feminino. O investimento em infraestruturas e a profissionalização das ligas femininas têm sido pedras angulares neste processo de mudança. Com melhores condições de treino e competição, o futebol feminino em Portugal está a incentivar cada vez mais mulheres a entrar ativamente no desporto, um triunfo não só para as jogadoras, mas para a igualdade de género no desporto.


O site oficial dos Jogos Olímpicos reconheceu a evolução da modalidade, referindo-se à persistência do futebol feminino português como uma “teimosia” que se transformou em realização. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) desempenhou um papel fundamental na evolução verificada através da implementação de programas de desenvolvimento, financiamento e melhoria as condições para jogadoras e treinadoras.


Francisco Neto, treinador da seleção feminina, tem sido uma voz ativa na promoção deste crescimento. O reconhecimento do treinador relativamente ao aumento da popularidade, do desenvolvimento das infraestruturas e da melhoria contínua do nível técnico das jogadoras é um testemunho do progresso substancial já alcançado.


Estreia histórica no Mundial de futebol Feminino


De 20 de julho a 20 de agosto de 2023, Portugal esteve pela primeira vez no mundial de futebol feminino que se realizou na Austrália e na Nova Zelândia.


Quadro de resultados do Mundial Feminino 2023. Ilustração: Margarida Rodrigues/CONTRAPONTO


A seleção feminina A qualificou-se ao vencer os Camarões por 2-1, na final na Nova Zelândia. Para a conquista contribuiu uma grande penalidade marcada por Carole Costa, ao minuto 90 + 4. O Grupo E, grupo ao qual as portuguesas pertenceram, contou com as vice-campeãs dos Países Baixos (23 de julho), Vietname (27) e Estados Unidos (01 de agosto). Depois de jogados os três jogos, Portugal deixou o Mundial de 2023 com a derrota frente aos Estados Unidos com posteriores felicitações por parte de muitos portugueses e figuras políticas relevantes.

"Desta forma, o Governo visa dar particular destaque à primeira presença da seleção feminina A, cujas jogadoras ficaram conhecidas como ‘as Navegadoras’, na fase final de uma competição."

André Moz Caldas, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros

"Colocaram Portugal no mapa do futebol feminino mundial."

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República


“Saio triste por não poder ter mais nenhum mundial com esta equipa”, confessou Francisca Nazareth, expressando um sentimento de despedida que assinala o encerramento da participação de Portugal na competição. Acrescenta ainda, no Instagram: "És tramado futebol", realçando a gratidão que sente por puder jogar a modalidade que traz à jogadora "amizades" e diversas "sensações".


Publicação Instagram @kika.nazareth


Apesar do afastamento prematuro do Mundial, a prestação da seleção nacional foi assinalada por momentos de qualidade e demonstrações de determinação. A equipa, ainda que não tenha progredido para fases mais avançadas do Mundial, evidenciou um futebol competente e causou uma impressão positiva, tanto a nível técnico como a nível de espírito coletivo.


Commentaires


bottom of page