Barbie vs Oppenheimer: O duelo cinematográfico do ano
- Margarida Gomes Rodrigues
- 7 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de jan. de 2024
Na disputa entre estes dois filmes aparentemente díspares, realça-se a popularidade e a estética do filme da Barbie em oposição à profundidade e complexidade de Oppenheimer.

Fotografia: Warner Brother Studios/Universal Studios
Os dois filmes do ano representam vertentes distintas do mundo cinematográfico. A Barbie (trailer), um ícone da cultura pop, personifica um universo baseado na fantasia, alegria, cor e extravagância. O filme apela a um público extenso, incluindo famílias e fãs da boneca "Bárbara" conhecida desde 9 de março de 1959, o que se traduz em milhões de visualizações e num espetáculo visual de grande orçamento. A produção de cenários exuberantes, guarda-roupa deslumbrante e inúmeros musicais , envolveu um investimento considerável. Na escolha por um dos dois êxitos de 2023, caso queira um filme com um entretenimento leve e alegre, o filme da Barbie pode ser a escolha certa.
Se, por outro lado, pretende uma exploração mais profunda das complexidades da condição humana, o filme Oppenheimer (trailer) pode ser a escolha certa. Com um foco em questões sociais e políticas, o filme mergulha em tópicos como o patriarcado, o assédio sexual e as crises existenciais, proporcionando uma reflexão para o público que procura um cinema mais intelectual. O filme priorizou atuações de alta qualidade em vez de investimentos em produções exuberantes, o que resultou num orçamento mais modesto comparativamente ao filme Barbie.
Ambos os filmes, cada um à sua maneira, mostram a diversidade de histórias que o cinema pode contar e os diferentes gostos e necessidades a que pode atender.
Globos de Ouro 2024
A 81ª edição da Gala dos Globos de Ouro regressou esta segunda feira, dia 8 de janeiro, na Califórnia, Estados Unidos.
Ao contrário do previsto, Barbie, uma produção de Greta Gerwig conquistou apenas dois prémios das nove nomeações, um na categoria de Melhor Canção com “What Was I Made For” e um na mais recente categoria de Melhor Filme por Mérito Cinematográfico e Comercial.
Já Oppenheimer recebeu 5 premiações sendo uma delas das mais prestigiadas do evento, a categoria de Melhor Filme Dramático. A acrescentar ao globo já ganho Christopher Nolan levou para casa o globo de Melhor Realizador, Cillian Murphy de Melhor Ator, Robert Downey Jr. o de Melhor Ator Secundário. Para além disso o compositor Ludwig Göransson também foi premiado na categoria de Melhor Banda Sonora.
Discurso do Cillian Murphy na 81ª edição dos Globos de Ouro. Vídeo: X
Comments