top of page

Do Porto a Lisboa em 1h15: a nova linha de alta velocidade

Atualizado: 21 de jan. de 2024

Governo lançou projeto em 2022, com uma forte aproximação do interior ao litoral.


ree

Fotografia: Infraestruturas de Portugal (IP)


As viagens ferroviárias em Portugal irão sofrer uma mudança drástica na próxima década. O Governo quer operacional a linha de alta velocidade que ligará o Porto a Lisboa em 1h59. Só depois de 2030 é que será possível fazer esta viagem em pouco mais de uma hora, que ligará também o Porto a Vigo, na Galiza.


Fonte: Infraestruturas de Portugal

O projeto será concluído faseadamente, sendo que a primeira fase deverá arrancar em 2024, com previsão de início de operações em 2028. Concluída esta fase, será possível fazer Porto – Lisboa em 1h59 (sem paragens), encurtando a viagem em 50 minutos.


Numa segunda fase, com o troço Soure – Carregado finalizado, será possível atravessar o país em 1h19 (sem paragens), que deverá estar operacional em 2030.


Na terceira e última fase é expectável que toda a linha ferroviária esteja modernizada. Nesta fase serão concluídos os troços Carregado – Lisboa e as ligações do interior ao litoral, em que serão necessárias 1h15 para ir do Porto a Lisboa. Será ainda possível ligar o Porto a Vigo em apenas 1h, contrariando as atuais 3h22 de viagem.


Portugal tem agora condições financeiras para arrancar com este projeto


O modelo de contratação prevê três concessões, o que implica a envolvência de privados na partilha de serviços entre a nova linha de alta velocidade e a convencional.


Fonte: Infraestruturas de Portugal

Esta articulação da nova linha com a convencional permitirá ainda ligar o interior ao litoral, como sublinhou o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos: “Estamos a encolher o país”, falando ainda numa “revolução” no panorama ferroviário português.


De acordo com o projeto apresentado, Gaia ficará apenas a 12 minutos do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o que pode demorar mais de uma hora atualmente. Abrantes, no Ribatejo, ficará 56 minutos mais perto do Porto, enquanto que o trajeto Lisboa – Guarda ficará 47 minutos mais rápido.


Outra novidade é a construção de uma nova ponte em Santo Ovídio, Vila Nova de Gaia, adaptada à linha de alta velocidade e ao trânsito automóvel.


Tudo o resto já era conhecido, já que a Infraestruturas de Portugal (IP) já tinha apresentado o programa em março de 2022, poucos dias antes da tomada de posse do Governo.

Comentários


bottom of page