top of page

Douro foi Cidade Europeia do Vinho em 2023

Atualizado: 20 de jan. de 2024

2023 foi um ano de ouro para os durienses. Os 19 municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) uniram-se e, através de mais de 600 atividades, honraram e promoveram o Douro.  


ree

Gala de Encerramento do Douro Cidade Europeia do Vinho 2023, em Sernancelhe. Fotografia: Miguel Rocha Pinto/CONTRAPONTO


O Douro Cidade Europeia do Vinho 2023 realizou a Gala de Encerramento no passado sábado, 13 de janeiro, em Sernancelhe. O evento marcou o fim de um ano intenso onde se celebrou o vinho, a vinha e os durienses.

A Gala assinalou, também, a passagem de testemunho da região do Douro para a região de Piemonte, Itália, que irá erguer o título de Cidade Europeia do Vinho 2024.

 

Foi um momento único e especial que ficará marcado na história da região. Durante o discurso, Carlos Silva Santiago, Presidente da CIM Douro, afirma:

“O Douro Cidade Europeia do Vinho 2023 foi apenas um passo na afirmação da grande cidade do Douro. Tal como o Douro, território de uma paisagem cultural evolutiva e viva, este é o princípio de uma caminhada que queremos continuar a fazer, unidos e determinados, em prol do Douro, pois estamos certos de que aqui continuarão a escrever-se belas páginas da nossa história. Todos somos Douro!”

 

Durante a Gala foram realizadas homenagens a António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Gilberto Igrejas, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, José Pereira, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional Távora-Varosa e Luís Martins, Presidente do Turismo Porto e Norte, bem como aos 19 autarcas dos municípios que integram a CIM Douro. O trabalho dos “obreiros do Douro” e os mais de 23 mil vitivinicultores que trabalham a vinha e o vinho também foi enaltecido.

 

Já quase a terminar a gala, o Presidente da CIM Douro, deixa a certeza de que o “All Around Wine, All Around Douro é uma marca que continuaremos a afirmar em Portugal e na Europa e que contribui diretamente para o desenvolvimento do nosso território”.


Um marco histórico na Região do Douro


Para contarmos a história desta viagem, temos de puxar a fita do tempo atrás até ao dia 15 de junho de 2022. Foi neste dia, em Bruxelas, na Bélgica, que o Douro foi distinguido como “Cidade Europeia do Vinho 2023”.


O galardão é atribuído pela RECEVIN (Rede Europeia das Cidades do Vinho) e tem como objetivo promover o vinho e os respetivos produtores nos países associados, assim como em território europeu e internacional.

 

Sob o lema de candidatura All Around Wine, All Around Douro, os 19 municípios juntaram-se (Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real) e seguiram-se meses intensos e de muito trabalho.


Feitas as contas foram celebradas mais de 600 atividades que englobaram conferências, workshops, espetáculos e eventos enoturísticos nos 19 municípios e em diferentes países da Europa e América (Norte e Sul).

 

O Douro Património da Humanidade é, hoje, uma referência europeia no vinho, na vinha, na cultura e na celebração harmoniosa da natureza e da obra secular realizada por gerações de durienses. É, sem dúvida, um marco histórico tanto para a região como para todos os que dela fazem parte.




 

Comments


bottom of page