Iniciativa Liberal celebra a 6ª edição da Festa da Liberdade
- Leonor Couto e Miguel Rocha Pinto
- 25 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de jan. de 2024
A poucos meses das eleições legislativas, marcadas antecipadamente pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, depois da demissão do Primeiro-ministro, a Iniciativa Liberal celebra mais uma edição da Festa da Liberdade, que coincide com a data de fundação do partido.

Rui Rocha, 12 de agosto de 2023, em Armação de Pêra, no Algarve. Fotografia: Luís Forra/LUSA
A festa começou pelas 19h30, com um jantar volante e seguiu noite dentro com discursos dos ex-presidentes do partido, João Cotrim Figueiredo e Carlos Guimarães Pinto. Este ano, à semelhança de anos anteriores, o jantar-comício voltou ao Porto, no restaurante da Casa da Música.
Com um discurso marcado com um forte ataque ao Partido Socialista (PS), o líder do partido, Rui Rocha,
começou por garantir que a IL “vai a eleições sozinha, com as suas listas”. Questionado pelos jornalistas
sobre a vontade do PSD em formar uma possível coligação, o político bracarense garantiu que “nós não mudamos o nosso caminho, que é apresentar as nossas propostas aos portugueses”.
Rui Rocha assume também que “se todos fizerem o seu trabalho, será possível, nas eleições de 10 de março, “ter uma derrota do PS”. Carlos Guimarães Pinto, primeiro líder do partido, começou por criticar fortemente o atual Governo, ressaltando que “é este PS que vive com uma mão estendida para a Europa e outra no bolso dos contribuintes”.
O antecessor de Rui Rocha, João Cotrim Figueiredo, relembrou o 25 de novembro de 1975, relembrando que a IL é o único partido em Portugal que celebra esta data e que “o país não seria uma democracia” sem o 25 de novembro.
Como forma de celebração do 25 de novembro e do partido, todos anos realizam a Festa da Liberdade.
“Se todos fizerem o seu trabalho, será possível, nas eleições de 10 de março, ter uma derrota do PS."
Rui Rocha, Presidente Iniciativa Liberal
Коментарі